Quem trabalha com marketing digital sabe que o SEO (Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca) é uma das principais estratégias para geração de bons resultados. O conjunto de técnicas é responsável por otimizar o ranking de aparição dos sites nas principais plataformas de busca da web, de forma completamente orgânica. Sendo assim, uma estratégia bem estruturada pode fazer o portal online da sua empresa se destacar nas pesquisas, recebendo mais visitas e, consequentemente, aumentando o número de conversões.
Com a tecnologia em constante movimento, é claro que o Google, a maior plataforma de buscas do mundo, não ficaria para trás quando se trata de inovações relacionadas a resultados. Cada vez mais atualizada, a ferramenta possui novas tendências para 2020, que podem otimizar ainda mais e gerar mudanças inéditas nos objetivos de SEO da sua empresa, também levando em consideração o comportamento dos usuários e o atual modelo de mercado.
Entre as novas práticas, é interessante entender que gerar tráfego para o site não é mais seu objetivo principal. Pensar na experiência de busca além do site e dedicar esforços para featured snippets (caixas de resposta na posição zero do Google), por exemplo, pode ser mais eficaz para gerar resultados sem que o usuário sequer clique no link do seu portal. Isso porque o público está buscando por conteúdos que possam ser consumidos de forma simples e rápida.
Além disso, estar ainda mais atento e investir nos fatores determinantes de qualidade (nível de conhecimento, autoridade e confiabilidade) pode determinar para a ferramenta se o seu site é ou não apto a estar no topo dos resultados. Outras ações básicas, mas essenciais, também devem ser levadas em consideração: a produção de um bom conteúdo, que seja relevante e ofereça informações completas, e o uso da semântica e da linguagem humanizada também são ótimos métodos de otimização.
É hora de planejar as suas estratégias, focar na experiência do usuário e sair na frente!